Ressuscitando um Nintendo 64 "Console, Controle e Fonte".

Desta vez vamos deixar o Nintendo 64 como novo

Console

Sei que o nome do blog é 16 Bits Retro mais não pude me conter em colocar como foi a limpeza do meu Nintendo 64. Principalmente porque eu simplesmente amo esse console, primeiro pelo seu design e também por ter um dos melhores e mais confortáveis controles que eu já joguei,  então vamos começar.

Primeiramente peguei uma escova de dentes que utilizo sempre para esse tipo de limpeza e a receita da Formula que sempre utilizo, principalmente porque nunca me deu problema ou manchou meus consoles.

Escovei ele todo, claro com o mínimo de formula possível  e sempre com o método de limpar e secar o console antes da próxima mão de formula.


SAM_0184 SAM_0187

Como pode ver na fotos acima foi assim que o vídeo game chegou em casa um pouco Sujo e com algumas manchas principalmente na parte de cima aonde fica a proteção do cartucho que estava com a uma sujeira que foi muito difícil de retirar , mais o que realmente eu mais trabalho foi nas fendas da entrada de ar do console, tive que utilizar um palito de dentes com algodão e limpar, bem com bastante paciência consegui limpar ele todinho.

Bem após a limpeza da sujeira esta na hora do acabamento para deixar o console limpo e brilhando  usei lustra moveis, e incrível com ele da uma finalização no plástico fosco no Nintendo 64.


SAM_0190SAM_0198

Fonte

Bem no caso da fonte não adianta chorar tive de compra uma semi nova achei uma original em Osasco – SP  por R$ 32,00 em ótimo estado uma boa opção a tentar achar uma no mercado livre.

Controle

Agora chegou a parte chata da historia que e abrir e limpar o controle do Nintendo 64. Primeiramente vamos dar uma olhada como estava o estado do controle:
SAM_0209 SAM_0212
Primeiramente vamos abrir o controle para podemos limpar a carcaça sem a preocupação de molhar o chip, após isso separe as partes plásticas para podermos dar um banho elas.


SAM_0215SAM_0219
mais antes de limpar a carcaça damos uma boa limpada no chip do controle com  álcool isopropilico e retiramos o “pó” que na verdade é o desgaste do plástico do analógico.


SAM_0218  SAM_0213

Bem o resultado final e uma controle bem mais limpo do que era antes, e com a garantia que ele funcionara com maior eficácia, bem assim chegamos ao final de mais uma limpeza de um console  que vai para a gaveta, mais claro que todo sábado e domingo a jogatina esta garantida.

Segue abaixo o resultado final do controle

SAM_0221
Ate o próximo post…

15 Response to "Ressuscitando um Nintendo 64 "Console, Controle e Fonte"."

  1. E aí sim cara!! Você está sendo um ótimo restaurador!! Espero que você continue e não perca o ânimo!!

    Unknown says:

    opa valeu, vc nao sabe como e legal o pessoal apoiar o trabalho muito obrigado por entrar no blog e participar

    Fábio says:

    Cara parabéns pelo Blog, muito bom mesmo. Fico aqui vendo seu procedimento de limpeza e lembro eu limpando meu primeiro N64, deu um pouco de trabalho, é uma pena a Nintendo ter feito o analogico tão fragil que com o tempo fica frouxo, o meu controle tbm saiu este pozinho, até pensei que fosse uma graxa que com o tempo secou.

    Mas depois desta limpeza que fiz, eu consegui pegar um N64 da serie sabores zerado na caixa novinho, não me desfaço de nenhum dos dois pq sou fissurado pelo N64...
    Parabéns amigão!!

    Eu tive um N64 e até desmontei os controles, mas não deu muito certo! Ele é muito complicado, e o analógico não melhorou muito.

    Mr Ben says:

    Pessoal tenho um n64 e quando ligo ele os jogos ficam passando listras no video, alguém sabe me dizer o que é isso? Desacartei algum problema com jogo, pois são em todos que acontece isso!

    Mr Ben
    Caieiras

    Anônimo says:

    Geralmente quando isso acontece são 2 motivos o jumper pak ou a placa do console mesmo, se fosse você procuraria um jumper pak diferente e testaria se o problema persistir ai fica complicado arrumar a placa do console

    tenho um nintendo Gamecube com a parte de frente amarelada, essa sua solução resolveria isso ? O meu Dreamcast está assim também amarelado ;/

    Unknown says:

    Gosto muito do seu blog! obrigado por manter acesa a chama dos tempos de ouro dos games!!

    Unknown says:

    Valeu

    Anônimo says:

    Onde posso conseguir um Adesivo daquele que fica na parte de baixo do Console de N64 Americano para repor o do meu?.

    Anônimo says:

    opa, ótimo post, estava atrás dessa 'solução' pra limpar o meu 64... keep it up!

    Cara até agora não achei um controle igual o do Nitendo 64, até hoje eu ainda jogo no meu. Eu gostaria de saber se tem como arrumar um outro que eu tenho que não quer sair imagem na tela?
    o meu e-mail é ernanieuripedes@gmail.com

    headfishe says:

    Olá Elias, parabéns! Comecei projetos de restauração de video-games antigos como você, continue com o ótimo trabalho. Avante colecionadores de peças raras! Se puder, faça vídeos também!
    Abraço!

    blz cara? seguinte, o meu Nintendo 64 parou de aparecer imagem, eu ligo, ele acende a luz mas não dá imagem. Dizem que se um console fica muito tempo parado isso acaba acontecendo. Esse processo de limpeza resolveria o problema? Você sabe me dizer? Vi em fóruns alguns caras dizendo que quando um console fica muito tempo parado alguns componentes dão problema e blá blá blá, achei meio absurda essa explicação, trabalho com computadores e nunca ouvi falar disso, a bateria interna dos SNES eu sei que dá problema sim, mas é só trocar e tá de boas e só compromete o salvamento dos jogos... se puder me esclarecer isso aí eu agradeço.

    Anônimo says:

    Vc eh de osasco?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme