Ressuscitando um Mega Drive "Console, Controle e Fonte".

Limpeza do Mega Drive externa e interna

Console

Depois de muita procura consegui achar um Mega Drive 3, eles são mais complicados de achar em bom estado de conservação principalmente com os botões POWER e RESET funcionando perfeitamente.

SAM_0225

Este console estava jogada em uma canto de um Sebo*, ele estava  embaixo de pilha de rádios para carros, então resolvi resgata-lo deste inferno de pó e trazer ele para casa onde eu iria dar um belo trato nele, primeira coisa que resolvi fazer era abrir e ver como estava o interior do console.

SAM_0230

O interior não estava nada bom, dando uma rápida checagem  já consegui  identificar 2 problemas logo de cara:

  • O encaixe do plug da fonte estava quase sem solda  e por isso estava dando mal contato e somente funcionava enquanto mexia no cabo da tomada.
  • O chip que faz o trabalho do áudio e vídeo do console estava com falhas nas solda e fazendo a imagem ficar toda distorcida.

Fazendo isso dei uma boa limpada com um pincel bem macio na placa para tirar o resto da poeira, limpei bem os contatos com Contacmatic.

Agora e hora de dar um bom banho na carcaça para podermos retirar qualquer tipo de sujeira e cheiro de mofo que o aparelho tenha, começamos retirando o chip e deixando somente as duas partes da carcaça, mergulhe elas na agua com detergente neutro e 1/2 copinho de alvejante para roupas coloridas, mais antes retiro a proteção do encaixe do cartucho e não deixo ele de molho com a carcaça.

SAM_0235

Esta parte eu uso a mesma agua da lavagem  mais não deixo de molho pelo esquemas de molas apenas a limpo bem e depois finalize  com o secador.

SAM_0232SAM_0234

Com os botões  retirados já podemos dar um verdadeiro banho na carcaça, primeiramente deixamos ele de molho por alguns minutos até que a sujeira possa soltar com mais facilidade. com a parte amarela da esponja de lavar louça esfregue com cuidado até que a sujeira saia por completo, nas partes em que a esponja não alcança eu usei uma escova de dentes com cerdas bem macias.

SAM_0240 

Bem depois de limpar já  podemos remontar a carcaça e seca-lá evitando de coloca-la no sol diretamente,  invés de fazer isso você pode secar com um pano macio e finalizar com o secador.

SAM_0244

No final apenas percebi que ele não tinha mais aquele brilho que meu 1° Mega Drive tinha devido a ação do tempo na carcaça, pesquisando em alguns fóruns de restauração me deram a dica com uma solução bem criativa para este problema, era o uso de cera para carro (sem silicone) e bastante força de vontade para polir o console, bem resolvi seguir o conselho e tentar aplicar a cera, o caso é que para  retirar o resto de cera do console e complicado principalmente na partes dos botões, mais após alguns palitos de dentes com algodão consegui retirar e terminar o polimento, e realmente fez bastante efeito ele fica realmente mais brilhante.

 

Fonte e Controles

 

No caso não tive a  sorte de encontrar ele completo e sim somente o console sem a fonte ou os controles, sim muito gente me perguntou e até estranhou  isso Mega Drive 3 de fonte?  na verdade creio eu que ele foi umas das primeiras versões do console, outra curiosidade e o fato de sua saída RF ser do lado esquerdo do console.

Fui a uma banquinha em minha cidade onde vende-se controles e cabos para vários consoles antigos, estava vendo um controle para testar o Mega quando me deparei com um controle Sega Genesis e 3 botões intacto, perguntei para ele quanto seria o controle de  3 botões imaginei que como era o único controle original da banca ele iria pedir uns R$ 25,00, mais para minha surpresa ele disse: “Como se ele é antigo e usado faço ele por R$ 10,00”  sendo que o paralelo de 6 botões na mesma banca era R$ 25,00, também levei  uma fonte paralela e cabos por mais R$ 15,00.

SAM_0258SAM_0259

Ai esta mais uma bela peça para a coleção, mais um console para jogatinas no sábado e domingo com agora para jogar os grandes clássicos da SEGA.

14 Response to "Ressuscitando um Mega Drive "Console, Controle e Fonte"."

  1. belo trabalho! Parabéns!

    Vou comprar um Mega Drive em breve prá mim, um dos melhores consoles do universo!

    mister says:

    Bom trabalho! ficou novinho o mega! eu tenho um igualzinho a este, ele esta em bom estado, comprei ano passado! mas para dar brilho no aparelho, dá para usar o jimo silicone? abraço!

    Unknown says:

    Sim você pode usar mais em pequena quantidade ok e o segredo e lustrar bastante.

    GSM 8" says:

    Velho, onde tu achou os controles? Tenho um Mega Drive 2 em perfeito estado, ganhei quando tinha 5 anos de idade. Preciso urgentemente de 1. O meu de 3 botões preciso trocar as borrachas, mas isso é facil. Manda um email pra gustavodesouzamello@hotmail.com

    Neandro says:

    Caramba me arrepio todo só de vê!!!!!!!

    Anônimo says:

    Muito bom cara! ^^ Ficou lindão esse mega!

    aii pode fazer um sobre o controle !!!

    Unknown says:

    Cara eu empaquei na hora de retirar a aréa de FUSE, que tem uma rodinha que gira com uma moeda e talz...como retiro ? Ah! Sim, é um MD3

    Anônimo says:

    Meus parabéns! Ficou muito bom mesmo!

    quais as especificações da fonte para o mega drive?
    é a mesma para todos eles?
    tenho um mega drive 1 japponês e não sei qual fonte comprar

    Tafne says:

    ficou novinho '-'
    gostei muinto do blog,vou ficar sempre de olho nas dicas de limpesa e novidades

    Tafne says:

    muito bom,olha eu tenho um mega aqui soque o reset dele naum funciona.
    tem alguma dica de como eu posso arrumar ele?

    Anônimo says:

    Show! Em um brechó, achei um Mega Drive japonês no mesmo estado que esse aí e vou fazer isso com ele pra ver se ele volta a funcionar.

    RoDz says:

    Boa tarde meu caro, parabens no conserto do Mega, ficou novinho!

    Estou tentando consertar o meu, é um Sega Genesis 1 16 bits. Ja troquei um transistor que aparentemente estava com defeito, e agora quando viro a chave de liga e desliga para posição liga, a voltagem do aparelho cai de +-12V para +-3V, o videogame não liga de jeito nenhum, sabe o que pode estar causando este problema?

    Valeu cara, parabens novamente.

    Obrigado pela atenção.

    Abraços

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme