Ressuscitando um Super Nintendo "Console".

Deixando o Snes branco novamente

 

Bem como meu Snes já queimou o slot de cartuchos há algum tempo estava matando a saudades com emuladores, mais por Deus não é a mesma coisa. Por mais que os adeptos dos emuladores tentem me convencer que os emuladores são mais práticos, simples de usar e claro com a vantagem de poder jogar qualquer jogo clássico e raro com uma simples busca no Google, mais claro isso ainda não me convenceu que é melhor que a satisfação de você colocar um cartucho e ouvir o barulho o Power ligando e sem contar poder jogar com o controle sensacional do snes.
Pois bem, em minha busca por um Snes recorri a vários lugares: Mercado Livre, Amigos, Locadores de games antigos e claro... Sebos. Bem foi em um desses sebos que consegui arrumar esse console de cor amarelada aqui.

"Bem esse console aqui saiu por míseros R$ 20,00 Reais muito abaixo do preço do mercado livre ou lojas de games antigos mais claro que o estado de conservação dele era terrível, então primeiramente verifiquei se havia alguma rachadura ou defeito esterno que pudesse comprometer a compra, depois disso pedi ao dono do sebo se pudesse testá-lo, bem como ele no sebo não tinha cabos ou controles e bem acho que ele nem sabia que era um Super Nintendo, na verdade colocou um selo e pediu que fizesse o teste em casa e qualquer problema teria o dinheiro de volta, bem por R$ 20,00 Reais acho que valeria a pena correr o risco."

 

Limpando a Bagunça dos Outros.

Bem agora chegou de começar a limpar o console, quando cheguei em casa e meu animo de ter conseguido um Snes tinha baixado  ai realmente percebi como é que ele estava sujo e amarelado, ai veio à pergunta como vou limpar essa sujeira?

Bem procurando em vários fóruns achei uma "solução*" de limpeza que pode ser feita em casa com produtos de fácil acesso, ai vai à lista*

  • 2 copos de desinfetante "Pinho Sol"
  • 1/2 copos de álcool isopropilico
  • 5 colheres de detergente neutro
  • 5 colheres de removedor "Búfalo"
  • 3 colheres de desengordurante

* Sempre use luvas e óculos de proteção quando for limpar o vídeo game, pois a "solução" e extremamente forte e pode machucar sua pele e olhos. Use por sua conta e risco ok?
* Não nos responsabilizamos por qualquer problema de saúde ou reação alérgica causado pelo uso da "solução”.

Bem com uma escova de dente bem dura passem a solução e vá escovando a carcaça do vídeo game até fazer espuma, quando a espuma estiver "amarelando" limpe com um pano seco e refaça o procedimento de novo até a carcaça estiver com a cor real do console.

"Bem como visto na foto já pode se notar a diferença de cor que console apresenta na parte do POWER e RESET que  foram 5 passadas com a escova e na parte e cima que esta bem mais clara foram 9 passadas, claro que é bem cansativo e o cheiro da solução não da muita vontade de continuar mais claro e ver um snes amarelado ficando assim e de arregalar os olhos não é?

Bem depois e 6 horas e limpar, secar, limpar... Etc. e claro com meus braços estavam doendo, mais no final realmente valeu a pena. “Só uma dica depois que você terminar, com um pano bem seco passe um pouco de lustra moveis ele retira o cheio da solução e qualquer resido dela.”

 

Limpeza interna e resultado final.

Bem depois de terminar a limpeza externa comecei a interna, aqui em casa temos um aspirador que pode ser usado como soprador de ar, com o jato de ar retirei boa parte da poeira que havia dentro do console. Retirei a sujeira interna dos conectores e o pó que fica dentro do botão EJECT.

"Bem aqui está o resultado final da luta de limpar um Super Nintendo e ter ele novamente branquinho como um tirado da caixa.

Algumas dicas para finalizar:

Use spray anti ferrugem  nas juntas do POWER, RESET, e na entrada do cartucho para tirar o possível rangido.

Se notar que alguma mancha não saiu use um pouco de acetona com algodão e esfregue bem até sair qualquer resto de sujeira.

 

Ate o próximo post.

19 Response to "Ressuscitando um Super Nintendo "Console"."

  1. Ótimo post cara!
    Estou seguindo o seu Blog com o Blog do Felino Selvagem!
    Um forte abraço!!!

    Outz.. muito bom meu velho.. vou fazer isso no meu aqui :D

    Eu says:

    mto obg kara jogava pelo emulador segui seus passos e meus snes voltou a funfar so preciso de um novo controle

    Ai, Seu snes ficou lindão cara! parabéns, fiz um processo um pouco diferente para "limpar" o meu, só que não obtive sucesso, usei Água Oxigenada, Alvejante, detergente mais não ficou legal, por fim pintei ele. Vou tentar fazer com outro snes seguindo suas dicas pra ver, show de bola mesmo vlw.

    Ai se liga em ser Parcero da gente ?
    segue o blog la: http://supernintendolabels.blogspot.com/

    Grande Abraço.

    olha aqui , gostei muito do post , mais uma pergunta : pode ser outro desinfetante ? e tb pode usar o alcool etilico ? obg :D

    R@faiell says:

    Fez isso sem abrir, cara?! OO

    Anônimo says:

    Para limpar só uma bucha e uma escova com água e detergente neutro já dariam conta do recado. Não uso produtos que podem comprometer o plástico de jeito nenhum...

    Você não desmontou ele não? se não desmontou deve estar cheio de sujeira dentro, vai por mim.

    hehe, já fiz isso em vários consoles, snes, ps1, ps2, com sabão, detergente e por fim cera automotiva deixa muito legal, é só desmotar o game pra não molhar a placa, complicado é pra abrir o snes, au abri assim, encostei a pona do ferro de solda no parafuso e puxei a carcaça, aí u buraco arrobou, feito isso em todos os parafusos, é só abrir e retirar o parafuso por dentro com um alicate, e pra fechar, coloque um parafuso normal com a cabeça maior do que o buraco ok.

    eu adorei seu blog e já coloquei seu banner no meu blog, se puder fazer o mesmo agradeço, meu endereço é www.turbogamedicas.blogspot.com

    você vai na lateral esquerda da pagina e pega meu banner ok.

    Lais says:

    Meu deus? Como alguém pode ter deixado o Snes tão relaxado assim? O meu tá bem limpinho e guardado, tenho até a caixa original e etc XD~~

    po legal bem cara eu costumo tirar o amarelado dos consoles com agua oxigenada 40 volumes o resultado fica bem legal. mas o ruim é que vc fica dependendo do sol hehehheheeh

    Joao Luis says:

    Grande post!
    Achei seu blog pelo google. Excelente!

    Muito obrigado pelas dicas! Isso vale pra quando forem comprar no ML! Geralmente os mais "puidos" saem mais baratos, mas nada que um capricho nao deixe-os tinindo!

    Abs

    Anônimo says:

    Opa, vou tentar recuperar um que encontrei jogado na rua... espero que fique bom, vlw pela dica do produto.

    Unknown says:

    Nossa que dica boa pra limpeza e manutencao de um SNES,o meu SNES ja ta limpo mas nao funcionando direito
    ,tenho que conseguir uma chave pra abri-lo e fazer tambem uma limpeza interna. Ja que entende bastante,meu SNES e o primeiro modelo aquele grande americano e quando jogo muito ele fica um faixa verde na tela subindo e descendo na tela de um lado pro outro kkkkk,nao sei oque pode ser mas se tiver alguem que possa me ajudar agradeco,ah parabens seu SNES ficou como novo....

    Anônimo says:

    Poxa como quero um Super Nintendo pra mim XD ainda vou conseguir e passarei aki novamente para limpa-lo com um de seus tutoriais vlw meu velho bom trabalho Abraço @jyyba

    Anônimo says:

    Olá, to com uma duvida tremenda aqui em casa, alguem teme um super nintendo que nao funciona em tv lcd?

    o problema do meu eu acho que é isso, mas nao por causa da tv ou sistema de imagem, é que a fonte dele que eu usava de 9 volts, nao roda nada de game, agora quando eu coloco uma fonte de 18v ele roda normal, porque isso? alguem sabe?

    Anônimo says:

    Cara, isso ae funciona pra limpar consoles pretos? Tenho um Mega Drive aqui meio jogado...

    Adriano Azevedo says:

    Eu fiz no meu SNES com a seguinte fórmula... 70 ml de água oxigenada de 40 volumes + uma colher de vanish liquido p/ roupa colorida...só aplicar e não deixar secar....e as vezes esfregar com aquelas escovas de roupa amarelas...ficou NOTA 10.

    Unknown says:

    Boa noite !!
    Estou desenvolvendo matriz para injetar cartuchos novos para o super nintendo.
    Modelagem e encaixes perfeitos, parafusada, intejado em ABS na mesma tonalidade dos cartuchos originais.
    Boa alternativa para restaurar cartuchos.
    Disponibilizarei em breve no Mercado Livre !!

    papeRbond says:

    búfalo, que tipo removedor é? Quais os outros produtos podem ser usados em vez de Buffalo se eu não viver no Brasil?

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme